EDITAL DE SELEÇÃO DE PROFESSOR COORDENADOR PEDAGÓGICO: EE PROFESSORA FANNY MONZONI SANTOS

EDITAL DE SELEÇÃO DE PROFESSOR COORDENADOR PEDAGÓGICO: EE PROFESSORA FANNY MONZONI SANTOS

 

 A Direção da EE Professora FANNY MONZONI SANTOS, com fundamento na Resolução SE 75 de 30/12/2014, alterada pelas Resoluções SE 12 de 29/01/2016 e Resolução SE 06 de 20/01/2017, torna público o Processo para Seleção de Docente para a Função Gratificada de Professor Coordenador Pedagógico nesta Unidade Escolar.

 

1 – Vaga:

 

Uma vaga para Professor Coordenador Pedagógico

 Horário: Segunda, Terça ,Quarta e Sexta-feira : das 07:00 às 11:00 e das 19:00 às 23:00 horas.

               Quinta-feira: das 11:00 às 15:00 e das  16:00 às 20:00 horas.                                              

2 – Dos requisitos para o exercício da função:

 

  1. a) ser docente titular de cargo ou ocupante de função-atividade (estável, celetista ou categoria F), podendo se encontrar na condição de adido ou em readaptação, sendo que, no caso de docente readaptado, a designação somente poderá ocorrer após manifestação favorável da Comissão de Assuntos de Assistência à Saúde da Secretaria de Gestão Pública – CAAS.

 

  1. b) contar com, no mínimo, 3 (três) anos de experiência no magistério público estadual (1.095 – um mil e noventa e cinco dias de efetivo exercício).

 

  1. c) ser portador de diploma de licenciatura plena.

 

  1. d) encontrar-se em efetivo exercício.

 

3 – Das atribuições dos professores coordenadores:

 

I – atuar como gestor pedagógico, com competência para planejar, acompanhar e avaliar os processos de ensinar e aprender, bem como o desempenho de professores e alunos;

II – orientar o trabalho dos demais docentes, nas reuniões pedagógicas e no horário de trabalho coletivo, de modo a apoiar e subsidiar as atividades em sala de aula, observadas as sequências didáticas de cada ano, curso;

III – ter como prioridade o planejamento, a organização e o desenvolvimento de atividades pedagógicas, utilizando os materiais didáticos, impressos ou em mídias digitais, e os recursos tecnológicos, sobretudo os disponibilizados pela Secretaria da Educação;

IV – coordenar as atividades necessárias à organização, ao planejamento, ao acompanhamento, à avaliação e à análise dos resultados dos estudos de reforço e de recuperação;

V – decidir, juntamente com a equipe gestora e com os docentes das classes e/ou das disciplinas, a conveniência e oportunidade de se promoverem intervenções imediatas na aprendizagem, a fim de sanar as dificuldades dos alunos, mediante a aplicação de mecanismos de apoio escolar, como a inserção de professor auxiliar, em tempo real das respectivas aulas, e a formação de classes de recuperação contínua e/ou intensiva;

VI – relacionar-se com os demais profissionais da escola de forma cordial, colaborativa e solícita, apresentando dinamismo e espírito de liderança;

VII – trabalhar em equipe como parceiro;

VIII – orientar os professores quanto às concepções que subsidiam práticas de gestão democrática e participativa, bem como as disposições curriculares, pertinentes às áreas e disciplinas que compõem o currículo dos diferentes níveis e modalidades de ensino;

IX – coordenar a elaboração, o desenvolvimento, o acompanhamento e a avaliação da proposta pedagógica, juntamente com os professores e demais gestores da unidade escolar, em consonância com os princípios de uma gestão democrática participativa e das disposições curriculares, bem como dos objetivos e metas a serem atingidos;

X – tornar as ações de coordenação pedagógica um espaço dialógico e colaborativo de práticas gestoras e docentes, que assegurem:

  1. a) a participação proativa de todos os professores, nas horas de trabalho pedagógico coletivo, promovendo situações de orientação sobre práticas docentes de acompanhamento e avaliação das propostas de trabalho programadas;

 

  1. b) a vivência de situações de ensino, de aprendizagem e de avaliação ajustadas aos conteúdos e às necessidades, bem como às práticas metodológicas utilizadas pelos professores;

 

  1. c) a efetiva utilização de materiais didáticos e de recursos tecnológicos, previamente selecionados e organizados, com plena adequação às diferentes situações de ensino e de aprendizagem dos alunos e a suas necessidades individuais;

 

  1. d) as abordagens multidisciplinares, por meio de metodologia de projeto e/ou de temáticas transversais significativas para os alunos;

 

  1. e) a divulgação e o intercâmbio de práticas docentes bem sucedidas, em especial as que façam uso de recursos tecnológicos e pedagógicos disponibilizados na escola;

 

  1. f) a análise de índices e indicadores externos de avaliação de sistema e desempenho da escola, para tomada de decisões em relação à proposta pedagógica e a projetos desenvolvidos no âmbito escolar;

 

  1. g) a análise de indicadores internos de frequência e de aprendizagem dos alunos, tanto da avaliação em processo externo, quanto das avaliações realizadas pelos respectivos docentes, de forma a promover ajustes contínuos das ações de apoio necessárias à aprendizagem;

 

  1. h) a obtenção de bons resultados e o progressivo êxito do processo de ensino e aprendizagem na unidade escolar.

 

4 – Do perfil profissional do candidato:

 

É esperado o seguinte:

  1. a) ser capaz de desenvolver ações de formação continuada de professores e de acompanhamento do processo pedagógico na escola.

 

  1. b) possuir e ser capaz de desenvolver, cotidianamente, competência relacional e atuar para a consecução dos princípios da gestão democrática.

 

  1. c) atuar na perspectiva da educação inclusiva e na construção de um espaço coletivo de discussão da função social da escola.

 

  1. d) possuir habilidade gerencial e técnico-pedagógica e ser capaz de desenvolver ações de implantação e desenvolvimento do Currículo Oficial junto às equipes escolares, especialmente junto aos professores.

 

  1. e) demonstrar interesse para o aprendizado e o ensino.

 

  1. f) compreender os processos administrativos e financeiros como meios para a consecução dos objetivos pedagógicos.

 

  1. g) possuir habilidades inerentes para o bom atendimento ao público escolar, tanto do ponto de vista técnico quanto relacional.

 

  1. h) possuir disponibilidade para atender a convocação dos órgãos da Pasta, inclusive em municípios diversos da sede de exercício.

 

  1. i) possuir habilidade no uso didático-pedagógico das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação.

 

5 – Dos documentos necessários:

 

No ato de inscrição, o candidato deverá apresentar cópias que ficarão retidas, dos seguintes documentos:

  1. a) Currículo Acadêmico ou Currículo Lates atualizado.

 

  1. b) Comprovação de conclusão de cursos promovidos pela SEE/SP, em qualquer de suas instâncias, especialmente aqueles que se referirem diretamente à atuação do professor coordenador.

 

  1. c) Comprovação de cursos de atualização, especialização ou pós-graduação que considere pertinentes ao exercício da função de professor coordenador, nos termos das atribuições da função e do perfil profissional esperado.

 

  1. d) Documento oficial com foto (RG civil, CNH ou Passaporte Nacional) e CPF.

 

  1. e) Atestado de Frequência com contagem do tempo de serviço no magistério público estadual, que comprove 1.095 (um mil e noventa e cinco dias) de efetivo exercício, constando inclusive faltas e afastamentos.

 

  1. f) Ficha Cem dos últimos 3 anos.

 

  1. g) Proposta de trabalho, contendo ações a serem desenvolvidas visando o desenvolvimento e aperfeiçoamento do trabalho pedagógico, fundamentado nos Princípios no Currículo Oficial da Secretaria Estadual da Educação.

 

6 – Da entrevista:

 

  1. a) a entrevista versará sobre as competências relacionadas às atribuições da função e sobre o perfil profissional do candidato, bem como das propostas de intervenção na melhoria da qualidade de ensino.

 

  1. b) para realização das entrevistas participará a Supervisora de Ensino, Diretor de Escola e as Vices Diretoras da unidade escolar.

 

7 – Da análise dos documentos e do perfil profissional:

 

  1. a) após realização das entrevistas de todos os inscritos, Supervisor, Diretor de Escola e Vice Direção, indicará o docente que venha a ser selecionado para ocupar o posto de trabalho levando em conta o resultado da entrevista, o perfil profissional e o percurso acadêmico comprovado na entrega de documentos.

 

  1. b) fica reservada ao gestor escolar a decisão pela não indicação de qualquer inscrito.

 

8 – Etapas:

  1. a) A inscrição e entrega de documentos, conforme item 5, ocorrerão no período de 21/02/2018 à 23/02/2018, das 8:00 às 19 horas, na escola localizada a Delfino Cerqueira, 136 – Vila Yolanda – Osasco – SP .

  2. b)
    A entrevista ocorrerá no dia 27/02/2018 das 9h às 11h.

  3. c) Análise de documentos, perfil e resultado da entrevista;

  4. d) Indicação e designação do docente.

 

9 – Disposições finais:

  1. a) As etapas deste processo de seleção não poderão ser feitas por procuração.
  2. b) Situações omissas serão decididas pelo Diretor da Escola à luz da legislação vigente.

 

Nair Imamura Noyori

RG – 020.179.903-8

Diretor de Escola