Serviços de Informações Educacionais e Tecnologia – SEINTEC

Unidade Regional de Ensino – Osasco

SEINTEC – Serviços de Informações Educacionais e Tecnologia

 

Chefe de Serviço: Pedro Henrique Peixinho Rodrigues

Email: deoscnit@educacao.sp.gov.br

Ramal: 2284-8319

Competências dos Serviços de Informações Educacionais e Tecnologia

  • Gerenciar os recursos e serviços de inclusão digital e os ambientes tecnológicos de informática.
  • Participar de sistemas de avaliação, externos e internos, em apoio às unidades centrais responsáveis da Secretaria que envolvam tecnologia.
  • Definir prioridades e acompanhar a execução de atividades que requeiram uso simultâneo dos recursos informatizados da Unidade Regional de Ensino.
  • Organizar e manter atualizados portais eletrônicos, conforme diretrizes e padrões definidos pela Coordenadoria Geral de Estratégia e Governança Digital.
  • Administrar os processos de coleta de informações na Unidade Regional de Ensino e nas escolas sob sua circunscrição.
  • Promover o uso estratégico dos recursos tecnológicos, com foco em iniciativas e projetos prioritários.
  • Organizar e gerenciar recursos humanos e tecnológicos para alocar de forma eficiente em projetos mais críticos no ambiente educacional.
  • Apoiar e acompanhar pesquisas, aplicação de avaliações estaduais, nacionais e internacionais de desempenho da educação e outras informações solicitadas pela Coordenadoria Geral de Estratégia e Governança Digital.
  • Oferecer suporte às escolas na área de tecnologia da informação.
  • Capacitar e orientar os profissionais da Unidade Regional de Ensino e das escolas no uso dos sistemas, plataformas e ferramentas digitais disponibilizadas pela Secretaria, desenvolvendo e disseminando materiais de orientação técnica.
  • Gerenciar o sistema de entrada de demandas tecnológicas, incluindo o recebimento, triagem, encaminhamento e acompanhamento de chamados, além da comunicação com a Coordenadoria Geral de Estratégia e Governança Digital.
  • Estabelecer interface com escolas e demais Serviços e Seções, para coleta de informações necessárias ao atendimento de demandas técnicas.
  • Analisar solicitações, dúvidas e sugestões recebidas no processo de atendimento, subsidiando o planejamento e a tomada de decisão na área de tecnologia da Secretaria.
  • Realizar estudos e análises visando ao aprimoramento contínuo dos fluxos e processos de atendimento, incorporando inovações tecnológicas pertinentes.
  • Realizar monitoramentos periódicos nas unidades escolares, para avaliar a efetividade da execução dos projetos de tecnologia, identificar oportunidades de melhoria e propor novas estratégias alinhadas às diretrizes da Secretaria.
  • Monitorar sistematicamente o desempenho dos atendimentos realizados, avaliando métricas, identificando necessidades de melhorias e propondo capacitações, manuais e materiais orientativos conforme demandas recorrentes.
  • Executar outras atividades relacionadas às suas competências para atender o interesse da Administração Pública quando solicitado pelo responsável da Unidade Regional de Ensino.