Boas Práticas – MMR
Escolas Estaduais Osasco – 2018
|
Esta iniciativa representa uma importante forma de valorização do trabalho realizado nas Escolas, tanto pelas equipes gestoras,
como pelo corpo docente, com vistas à melhoria contínua dos resultados educacionais, em benefício dos alunos que compõem esta Rede,
com possibilidade de servir como elemento motivador para outras iniciativas positivas.
|
Unidade Escolar
|
Título
|
E. E. Alcyr de Oliveira Porciúncula, Prof. |
Implantar o Projeto leitura diária para os alunos dos anos finais do ensino fundamental |
E. E. Alice Velho Teixeira, Profª. |
Nivelamento das habilidades não desenvolvidas e aprimoramento das habilidades linguísticas |
E. E. Américo Marco Antonio, Dr. |
Implementar uma produção textual mensal como atividade diagnóstica para trabalhar os vários níveis de linguagem |
E. E. Antonio Bráz Gambarini, Dr. |
Conscientizar o aluno que o ambiente escolar é um espaço onde se processa o ensino aprendizado |
E. E. Antonio Carlos da Trindade |
Realizar leituras de textos, por parte de todos os professores, considerando a interdisciplinaridade |
E. E. Antonio de Almeida Junior |
Intensificar atividades lúdicas para serem realizadas junto com o programa escola da família nos finais de semana |
E. E. Antonio Paiva de Sampaio, Cel. |
Realizando a Semana da Leitura e seus gêneros na escola – Organizando uma Feira do Livro na Unidade Escolar |
E. E. Antonio Raposo Tavares (Ceneart) |
Realizar atividades que contemplem a participação da família no desenvolvimento de exercícios sobre Grandezas e Medidas, com alunos dos 6ºs e 7ºs anos |
E. E. Armando Gaban, Prof. |
Realizar atividades voltadas ao protagonismo juvenil aproximando o aluno das aulas |
E. E. Aureliano Leite, Dr. |
Desenvolver atividades votadas para leitura e escrita, abrangendo todas as disciplinas do currículo |
E. E. Benedito Caldeira, Prof. |
Aula de leitura e interpretação – Língua Portuguesa – 8º Ano Ensino Fundamental II |
E. E. Claudinei Garcia, Prof. |
Planejar sequências didáticas e atividades com base nas habilidades em defasagem apontadas pela avaliação da aprendizagem em processo |
E. E. Eloi Lacerda, Prof. |
|
E. E. Ernesto Thenn de Barros, Prof. |
Desenvolver as habilidades não adquiridas dos anos anteriores |
E. E. Fanny Monzoni Santos, Prof. |
Elaborar um projeto interdisciplinar de leitura |
E. E. Fernando Buonaduce, Prof. |
Organizar atividades que incentivem o hábito de leitura dos alunos |
E. E. Francisca Lisboa Peralta, Profª. |
Projeto leitura na sala de leitura, clube da leitura, competição/desafio, exposição da compreensão dos livros lidos |
E. E. Francisco Casabona, Prof. |
Articular com o educador em atpcs, práticas de aula que propiciem a clareza das atividades |
E. E. Francisco Matarazzo Sobrinho |
Avaliando por meio de provas, trabalhos, seminários, entre outros a aprendizagem que o aluno contemplou
Provão realizado com os alunos contemplando as habilidades em defasagem |
E. E. Gabriela Maria E. Wienkem, Irmã |
Pesquisar e divulgar os resultados de todas as avaliações externas |
E. E. Gastão Ramos, Prof. |
Desenvolver no aluno a vontade de permanecer e cuidar dessa instituição chamada ESCOLA |
E. E. Glória Azedia Bonetti |
|
E. E. Graciliano Ramos |
Retomar as competências não assimiladas pelos alunos |
E. E. Guilherme de Oliveira Gomes, Dep. |
|
E. E. Heloisa de Assumpção, Profª. |
Mobilizar a equipe escolar na realização de um trabalho mais amplo de incentivo a leitura para implementar rodas de leitura |
E. E. Horacio Quaglio, Prof. |
Fazer com que o aluno leia com maior frequência |
E. E. Jardim Santa Maria III |
Sensibilização de pais e alunos sobre a necessidade do acompanhamento da vida escolar dos filhos/Desenvolver atividades diversificadas nos diferentes espaços pedagógicos da UE |
E. E. João Batista de Brito, Prof. |
|
E. E. José Edson Martins Gomes |
Formar e capacitar os professores para o ensino da matemática utilizando diferentes metodologias |
E. E. José Geraldo Vieira |
Inserir no conteúdo matemático exercícios que exijam a leitura e a interpretação |
E. E. José Jorge, Prof. |
Rever as questões da AAP – 3º bimestre: Questões com baixo índice de acertos e conteúdos que atendam a defasagem dos alunos |
E. E. José Liberatti, Prof. |
Dificuldade de leitura e interpretação de texto em Língua Portuguesa e enunciados de exercícios matemáticos |
E. E. José Maria Rodrigues Leite, Prof. |
Retomada das habilidades da AAP do 2° bimestre, com foco em diferentes estratégias nas devolutivas |
E. E. José Ribeiro de Souza |
Estabelecer metas, planejar estratégias, acompanhar e intervir despertando no aluno o interesse em participar das aulas/Planejar aulas ilustrativas e contextualizadas, deixando claro a aplicabilidade da Matemática no dia a dia do aluno |
E. E. Josué Benedicto Mendes, Prof. |
Incentivar nos alunos o hábito da leitura |
E. E. Julia Lopes de Almeida |
Desenvolver o projeto de Cursinho preparatório aos sábados |
E. E. Leonardo Vilas Boas |
Orientar e Conscientizar os alunos, por meio de reuniões, sobre a importância da frequência ás aulas e a realização dos trabalhos de compensação de ausências |
E. E. Lucy Anna Latorre, Profª. |
Implementar um Blog de Língua Portuguesa |
E. E. Luiz Lustosa da Silva, Prof. |
Conduzir com materiais diferenciados o raciocínio de maneira segura e dinâmica motivando o aluno, construindo com ele a evolução de seu aprendizado em todos os momentos das dificuldades |
E. E. Maria Augusta Siqueira, Profª. |
Intensificar aulas diversificadas que abordem a linguagem literária e a relação lexical e dos recursos gráficos no seu sentido como: cafés e debates literários |
E. E. Neuza de Oliveira Prévide, Profª. |
Desenvolvendo recursos visuais fixos para as salas de aula para permitir o aprendizado significativo dos conteúdos matemáticos |
E. E. Newton Espírito Santo Ayres, Prof. |
Envolver os pais na realização de uma peça teatral sob a coordenação do Grêmio Estudantil, cujo tema será Abandono Intelectual |
E. E. Oguiomar Ruggeri, Prof. |
Elaborar plano de aula de matemática que contemplem atividades lúdicas e tecnológicas com a utilização do Currículo |
E. E. Orlando Geribola, Prof. |
Aprimorar e fortalecer atividades interdisciplinares, aplicação de simulados com devolutivas |
E. E. Paulo Freire, Educador |
Elaborar exercícios com problemas para a compreensão das operações básicas de contagem |
E. E. Ricardo Genesio da Silva |
Conscientizar os responsáveis com relação a sua colaboração e obrigação legal na assiduidade dos alunos, bem como providenciar recursos para compensação de ausências dos alunos com baixa frequência |
E. E. Rosa Bonfiglioli |
Proporcionar rodas de conversa e a partir da necessidade dos alunos, ministrar atividades que venham atender a este público alvo – alunos |
E. E. São Paulo da Cruz |
Convocar os pais e adverti-los quanto ao dever e direito legal à educação do aluno do 9º ano do ensino fundamental anos finais |
E. E. Tarsila do Amaral |
Aprimorar as competências de leitura e escrita por meio da participação dos alunos na organização de uma Feira do Livro |
E. E. Telmo Coelho Filho, Major |
Elaborar projetos interdisciplinares com o objetivo de levar o aluno a contextualizar o conhecimento adquirido em sala de aula |
E. E. Vicente Peixoto, Prof. |
Utilizar diferentes ferramentas para explorar alguns gêneros textuais e suas pontuações características |
E. E. Walter Negrelli |
Promover um projeto de leitura |